Parte elétrica: chuvas pedem cuidado redobrado!
Todo veículo possui um sistema elétrico fundamental para o seu funcionamento, composto por bateria, alternador, motor de partida, velas e outros componentes. Ao entrar em contato com a água esses componentes podem apresentar falhas ou sofrerem danos irreparáveis, deixando o motorista “na mão” e colocando em risco sua segurança. Veja a seguir algumas dicas de como enfrentar grandes volumes de água sem danificar o sistema elétrico do veículo.
Ao atravessar uma poça, o ideal é se certificar que não é muito profunda, pois a água pode invadir as partes mais altas do motor, onde estão localizadas a maioria dos componentes elétricos. Durante a passagem, deve-se engatar a primeira marcha e passar devagar, sem trocar de marcha. Passar muito rápido pode dar um choque térmico na bobina, que pode rachar e provocar uma fuga de corrente. Se a água atingir as velas de ignição, elas podem queimar, forçando a parada do veículo. A umidade também pode provocar oxidação em outras peças, como caixa de fusíveis e ventilador do radiador.
A bateria tem vida útil mais curta, e por isso deve ser monitorada constantemente por meio de um teste de carga, que também funciona para o alternador. Um conjunto de bateria que gera de 10 a 12 volts está em bom estado, e abaixo disso deve-se efetuar a troca da bateria ou o reparo do alternador. O rolamento do alternador também merece atenção, por isso esse componente deve ser acompanhado anualmente. Assim como a lubrificação do motor de partida, outra peça do sistema elétrico fundamental para o bom funcionamento do veículo. Se a partida demora ou parece “pesada”, pode ser necessário substituir a peça. As luzes também devem ter atenção constante, pois sua vida útil é de aproximadamente 700 horas.
Curta nossa Pagina e fique por dentro de mais informações :
📞Chame no Whatsapp (19) 9.9737-6280
LIGOU,CHEGOU 🛵 (19) 3033 - 5632
Comentários
Postar um comentário